Jericoacoara. As obras do Aeroporto Internacional de Jericoacoara ficarão paralisadas nos próximos dias. De acordo com o secretário cearense de Turismo do Estado, Bismarck Maia, a paralisação nas obras se deve a pendências técnicas e financeiras do projeto, junto ao convênio com o Ministério do Turismo. "Até o dia 10 de fevereiro os trabalhos serão retomados, uma vez que o fluxo financeiro se normalizará", garante o secretário.
O terminal de passageiros do aeroporto de Jericoacoara está com as obras em execução com previsão de entrega até o fim de 2012. O contrato foi assinado entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a empresa Poly Construções. O investimento é de R$ 9,2 milhões.
Conforme a Setur, o projeto do terminal de passageiros terá uma aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas - espécie de telha de madeira. Já a pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 metros de largura, o que permitirá pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, aeronave tida como padrão para o projeto.
Estão previstas áreas para alfândega e Polícia Federal. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está sendo instalado em Cruz, a 22 quilômetros da sede.
A primeira etapa da obra, referente à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi está sendo realizada pelo consórcio Contern-SBS, formado pelas empresas Contern Construções e Comércio Ltda e SBS Engenharia e Construções Ltda.
A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída até o final do primeiro semestre de 2012. Este lote, orçado em R$ 44 milhões, tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.
Quanto ao Aeroporto de Aracati, foi concluída a ampliação da pista de pouso e, agora, está em construção o Terminal de Passageiros, com mais de 97% das obras finalizadas. Já a construção do hangar encontra-se ainda em fase de licitação. A previsão é que o aeroporto fique pronto ainda neste primeiro semestre deste ano.
Fonte. Diario do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário