domingo, 8 de abril de 2012

Estudo de universidade alemã diz que verde estimula criatividade

Estudo de universidade alemã diz que verde estimula criatividade

  • Tom de verde utilizado na pesquisa é semelhante ao encontrado na natureza, como em pinheiros
    Tom de verde utilizado na pesquisa é semelhante ao encontrado na natureza, como em pinheiros
Um estudo recente feito na Alemanha revelou que a exposição à cor verde pode estimular a criatividade.
De acordo com a pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, cientistas da Universidade Ludwig-Maximilians, de Munique, fizeram testes com 69 homens e mulheres, perguntando-lhes quais seriam os usos que dariam para um tijolo.
As respostas foram codificadas com diferentes valores para medir o grau de criatividade. Soluções como "construir uma parede" receberam menos pontos. Já usos como "fazer o tijolo virar pó, misturar com água e usar como aquarela para pintar" foram classificados como mais criativos.
Antes de responderem à pergunta, os participantes eram expostos a desenhos de retângulos azuis, cinzas, vermelhos e brancos e outros verdes.
Aqueles que viram as imagens verdes se saíram melhor no teste.
Para a autora da pesquisa, Stephanie Lichtenfeld, "o verde pode servir como uma pista que evoca a motivação de um esforço para autossuperação e o domínio de tarefas, que por sua vez podem levar ao crescimento".
Em entrevista à BBC Brasil, a cientista deixou claro que a influência da cor é sutil e que os resultados ainda são iniciais, mas para aqueles que quiserem testar por si mesmos, informa que o tom de verde mais usado no estudo foi semelhante ao que é encontrado na natureza, como em pinheiros.
Quanto a pintar paredes de escritórios de verde, para estimular os funcionários, por exemplo, Lichtenfeld recomenda cautela. "O benefício depende muito das tarefas que as pessoas estão fazendo. Em alguns setores o vermelho pode ter um impacto interessante também, de estimular a interação entre a equipe. O verde poderia ser útil quando as atividades dependem muito da criatividade", disse à BBC Brasil.
Veja como outras cores podem afetar o ser humano, segundo o estudo:
Vermelho
Com potencial para causar efeitos negativos e positivos, o vermelho é uma cor que deve ser usada de forma estratégica. Estudos já revelaram que por suscitar um medo do fracasso, a cor não deve ser experimentada momentos antes de provas. No entanto, outra pesquisa indicou que times que usam uniformes vermelhos têm mais chance de vitória.
Outro efeito tradicional é um aumento de atratividade das mulheres que vestem vermelho.
Amarelo
O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar a capacidade de concentração e foco, podendo ser usado em escritórios.
Um estudo analisou convidados de três coquetéis em salas pintadas de amarelo, vermelho e azul, revelando que os que estavam no ambiente amarelo eram mais animados e falantes.
Azul
No mesmo estudo dos coquetéis, pesquisadores descobriram que aqueles que estavam na sala pintada de azul foram os que ficaram até mais tarde. O motivo? A cor deixaria as pessoas mais confortáveis e à vontade.
A cor pode ser usada em quartos, pelo efeito calmante e relaxante, que pode até apaziguar a frequência cardíaca. Assim como o verde, também pode estimular a busca por soluções criativas.
Rosa
Embora seja associada com imagens de doçura, feminilidade e leveza, o rosa nada mais é do que um tom mais claro de vermelho, e por isso ainda é um forte estimulante.
Para obter efeitos calmantes e relaxantes o ideal é o azul ou o verde.
Branco
Estudos passados identificaram associações desta cor com autoritarismo, esterilização, amplitude e pureza, dentre outros. Mas também há ligações com enjoos, náusea, fadiga e dores de cabeça.
A cor deve ser evitada em escritórios, por exemplo, ou ao menos estar lado a lado com elementos coloridos para servirem de "descanso" ao olho humano.

Não tem smartphone? Saiba como acessar Facebook, Twitter e Orkut em seu celular

05/04/2012 - 06h01 / Atualizada 05/04/2012 - 06h01

Não tem smartphone? Saiba como acessar Facebook, Twitter e Orkut em seu celular

Do UOL, em São Paulo
  • Divulgação
Apesar do enorme crescimento do número de smartphones vendidos no Brasil, esses telefones inteligentes, cheios de funções, ainda correspondem a uma fatia bem pequena do mercado: segundo o Ibope Inteligência, apenas 10% dos donos de celulares possuem um smartphone no país. Se você pertence ao grupo dos celulares tradicionais e lamenta ficar de fora das redes sociais quando não está diante do computador, é possível dar um jeito.

Preparamos abaixo um guia para você manter o Facebook, Twitter e Orkut atualizados mesmo quando estiver na rua -- nem todas as operadoras oferecem acesso a todos os serviços. Confira abaixo como usar essas redes sociais com seu celular básico.
  • Divulgação
  •  
Claro, Nextel, Oi e Tim
Clientes das operadoras Claro, Nextel, Oi ou Tim pode atualizar seu status, receber notificações e enviar fotos para o seu perfil enviando um SMS para o número 32665. Para isso, siga os passos:
1. Faça o login no Facebook usando o computador.
2. No canto superior direito, selecione o menu “Conta” e, em seguida, “Configurações da Conta”.
3. Selecione a opção “Celular”.
4. Escolha a opção “Adicionar um telefone”.
5. Será preciso enviar um torpedo para o número 32665 colocando a letra “F” como texto. Você receberá em seguida um SMS com um código de ativação que deverá digitar na página do Facebook.
6. Pra cancelar o recebimento das mensagens, envie um Torpedo com a palavra STOP para o número 32665.  
7. As mensagens têm o mesmo custo padrão dos torpedos de sua operadora, tanto para envio quanto para recebimento.
Vivo
Clientes da operadora não podem se cadastrar diretamente no Facebook. No entanto, a promoção Vivo On permite a navegação ilimitada nas versões móveis de Facebook, Twitter e Orkut. Os usuários de pré-pago precisam fazer recarga mensal de R$ 25 para usar o serviço.   
WAP 
Outra opção é navegar com celular de qualquer operadora via WAP usando o endereçohttp://m.facebook.com/. Funciona com a maioria dos navegadores para celular e o acesso é cobrado por tráfego de dados conforme as tarifas da sua operadora. 

CAMPANHA DE PASCOA NO RIO DE JANEIRO DISTRIBUI OVOS DE CHOCOLATES A

Imagens do dia - 7 de abril de 2012

Slideshow OFF
Imagem 30/44: Campanha de Páscoa no Rio de Janeiro distribui ovos de chocolate a crianças das favelas do Alemão 

MACACO COME OVO DE PASCOA.


Olho Mágico

Imagem 3/9: Macaco capuchinho come "ovo de Páscoa" (ovo pintado) neste domingo (8) no zoológico de Zagreb, na Croácia Antonio Bronic/Reuters
Compartilhe esta foto

ÚLTIMOS ÁLBUNS DE UOL NOTÍCIAS