WILSON GOMES
O comércio sobralense é referência para toda a Zona Norte, contando com mais de 300 lojas. Consumidores de mais de 40 cidades da região vão a Sobral para fazer compras
Segundo a CDL, tanto os comerciários quanto os clientes são favoráveis a um horário de funcionamento maiorSobral. O funcionamento do comércio sobralense deve ser ampliado ainda neste ano. A solicitação de ampliação do horário, das 18h para as 20h, foi feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e está em discussão na Câmara Municipal de Sobral. A superintendente da CDL de Sobral, Daniela Costa, informa que já teve uma audiência para que o horário de atendimento do comércio fosse maior.
"Há uma aquiescência não só do empresariado, como do comerciário e do cliente. Hoje, o profissional liberal não encontra mais as lojas abertas para realizar compras com qualidade no horário que estamos funcionando", destaca Daniela Costa. Segundo ela, a discussão agora é competitiva. "O comércio quer, o cliente quer, e o funcionário quer. Então já está na hora realmente de a gente ampliar estes horários tudo dentro dos rigores dos direitos trabalhistas", diz.
A maioria dos vereadores é a favor da ampliação. É o caso de Paulo Vasconcelos, que considera que o comércio de Sobral não deve ficar aberto somente até as 18h. "Temos que ampliar, até porque o shopping está chegando e vai precisar funcionar até as 22h, por exemplo", afirma. Segundo o vereador, a maior questão é garantir a segurança para o funcionamento ampliado.
Essa segurança é dada como garantia por parte da Prefeitura, que promete reforçar o número de guardas municipais nas praças em torno do Centro de Cidade e da Polícia Militar, através do Ronda do Quarteirão.
O consumidor Tomaz do Carmo festeja a possibilidade da ampliação. "Para nós que trabalhamos até as 18h, a ampliação do funcionamento do comércio até as 20h é uma boa, pois, assim, teremos condições de fazer nossas compras", salienta.
O comércio sobralense é referência para a Zona Norte, com mais de 300 lojas. Consumidores de mais de 40 cidades da Região vão a Sobral para comprar. O comércio se destaca pelas grandes lojas de departamento como Maganize Luiza, Insinuante, Lojas Americanas, Esplanada e Zenir. Há uma forte presença de lojas de calçados e confecção. Há ainda redes de supermercados como Lagoa, Pinheiro, Rainha e Alan.
Destaque para o Becco do Cotovelo, que é um espaço central de pequenas lojas: livrarias, cafés e cine-foto-som, além de uma agência lotérica. Uma farmácia no Centro já funciona 24 horas - a Farmácia do Rodolfo.Também no Centro estão as agências bancárias do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB), Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Santander.
O primeiro shopping de Sobral está em construção. A previsão é de que ele comece a funcionar em 2013. As responsáveis pela obra são as construtoras Cameron e Technic Engenharia. O projeto prevê quatro lojas âncoras, 100 lojas satélites, três cinemas e uma praça de alimentação com um restaurante e outras 15 lojas. Numa torre anexa, estão previstos 11 pavimentos com um hotel de 100 leitos e 100 salas comerciais.
A CDL ainda não divulgou o balanço de 2011, mas comemora o sucesso da promoção Natal Premiado 2011, que incrementou as vendas em 12%, em relação ao Natal de 2010.
Faculdades CDLPara capacitar mais os comerciantes e os comerciários, a CDL Sobral está trazendo para a cidade a Faculdade CDL que já existe em Fortaleza. "Estamos trabalhando fortemente para isso. É uma das premissas da gestão do nosso presidente, Deoclésio Frota, e de toda diretoria a qualificação e capacitação dos nossos comerciários e também dos nossos gestores, executivos e empresários", afirma Daniela Costa.
Ela cita que hoje a CDL Sobral já trabalha na área de qualificação. "Temos três pós-graduações, em parceria com a Universidade Vale do Acaraú, nas áreas de Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas. Temos cursos de formação em supervisor de vendas e gerente", enumera.
Mas, de acordo com Daniela, a demanda cresceu bastante. "Com isso, o espaço da CDL está realmente aquém dessa demanda de mercado e nós estamos junto em parceria com a Prefeitura, nos últimos patamares de colocar em ação o nosso Centro de Treinamento para dar suporte não só a Sobral, que é uma cidade em franco crescimento, que tem um setor empresarial muito aguerrido, mas também toda a Zona Norte".
A superintendente da CDL aposta ainda numa perspectiva de crescimento do comércio e que a CDL vai estar cada vez mais junto, qualificando em parceria com a Prefeitura de Sobral, com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e demais instituições do setor comerciário.
Fonte . Diario do Nordeste