sábado, 4 de fevereiro de 2012

Salvador e região têm 29 homicídios em 30 horas, registra SSP-BA

Só na sexta-feira foram 28 assassinatos, segundo boletim da Secretaria. 
Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira.

79 comentários
Entre a 0h de sexta-feira (3) e as 6h deste sábado (4) 29 pessoas foram vítimas de homicídios em Salvador e região metropolitana. De acordo com o balanço registrado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), só na sexta-feira (6) foram registrados 28 homicídios, além de dez tentativas de homicídios. Neste sábado (7), mais um assassinato foi registrado no início da madrugada. Parte da Polícia Militar da Bahia está em greve desde terça-feira (3). Tropas do Exército foram deslocadas do Recife para Salvador para ajudar na segurança pública da capital baiana.
O caso mais recente aconteceu às 0h23 na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, onde foi encontrado o corpo de um homem com identidade não identificada.
Na noite da sexta-feira, a SSP-BA registrou as mortes de dois homens em Cosme de Farias, outros dois homens em Canabravas, uma mulher que estava na Praça da Liberdade, e de mais um jovem em Itinga.
Na quinta-feira (2), segundo dia após anúncio da greve, o órgão somou 14 homicídios. Já no dia 1°, primeiro dia do movimento, foram confirmadas oficialmente sete mortes decorrentes de crimes. 
Já na Avenida Jorge Amado, em Pituaçu, quatro corpos foram encontrados no início da manhã. De acordo com as informações da polícia, por conta da proximidade em que os corpos foram encontrados, a primeira hipótese levantada pelos investigadores é a de que possa ter acontecido uma chacina no bairro. 
Já no bairro do Sete de Abril, uma mulher de 39 anos e um adolescente de 17 foram mortos na frente de casa. As primeiras informações da polícia dão conta de que se tratavam de mãe e filho, mortos por volta das 6h.
greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
largo vazio dinha rio vermelho (Foto: Imagens/TV Bahia)Largo do Rio Vermelho, que costuma receber turistas, ficou vazio na noite de sexta (Foto: Imagens/TV Bahia)
Ministro deve ir a SalvadorO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve viajar para Salvador neste sábado (4) para participar das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia.
A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Pronunciamento do governador
O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 desta sexta-feira (3). “A democracia é o império da lei. Não podemos conviver com esse movimento já considerado ilegal pela Justiça baiana, além dos 12 mandados de prisão que já foram emitidos”, diz. "Não aceito que um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a nossa população", relata.
Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirma.
Salvador recebe 1,5 mil soldados ainda nesta sexta, diz Exército (Foto: Carla Ornelas/Secom)Soldados chegaram de Recife na capital no fim da
tarde (Foto: Carla Ornelas/Secom)
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata.

PIADA DO DIA

Casal Moderno

Ela (fazendo beicinho):
— Você não gosta mais de mim!
Ele (sem tirar os olhos do jornal):
— Deixa de bobagens, amor! Acho que você está um pouco deprimida. Por que não vai até o shopping e
compra alguma coisa? Tenho certeza de que vai se sentir melhor!
Ela (fazendo birra):
— Não, não quero comprar nada! Já tenho tudo!
Ele (virando a página do jornal):
— Quer que eu troque o seu carro?
Ela (com voz chorosa):
— Não! A minha Mercedes ainda não tem nem cinco mil quilômetros!
Ele (depois de uma breve reflexão):
— Por que não passa uns dias na Europa?
Ela (séria):
— Outra vez? Eu não agüento mais aquela gente!
Ele (perdendo a paciência):
— O que você quer, então?
Ela (ensaiando um sorriso):
— O divórcio!
Ele (desapontado):
— Eu não estava pensando em gastar tanto!

OFERTAS FIM DE SEMANA DO RAINHA

                              CONFIRA!!!!

Nasa mostra outro lado de foto em alta definição da Terra

Nasa mostra outro lado de foto em alta definição da Terra.

Primeira imagem foi divulgada em 25 de janeiro.
Nova fotografia mostra África, Oriente Médio e Sudeste Asiático.

Do G1, em São Paulo
17 comentários
A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira (2) o outro lado de uma foto em alta definição feita da Terra, que foidivulgada em 25 de janeiro.
Na imagem original era possível ver as Américas Central e do Norte e parte da América do Sul. Na desta quinta (2), são mostrados o Oriente Médio, a África e o Sudeste Asiático.
As duas imagens foram feitas pelo satélite Suomi NPP em 4 de janeiro.
As fotos da Terra são uma tradição da Nasa que começou com a Apollo 17, que tirou uma das mais famosas fotografias já feitas do espaço. Chamada de "Blue Marble" (que significa tanto "Bola de Gude Azul" quanto "Mármore Azul", em inglês), ela foi capa de revistas por todo o mundo.
Veja as duas imagens abaixo. Primeiro, a desta quinta.
Foto em alta resolução divulgada em 2 de fevereiro mostra África, Oriente Médio e Sudeste Asiático (Foto: NASA/NOAA)Foto em alta resolução divulgada em 2 de fevereiro mostra África, Oriente Médio e Sudeste Asiático (Foto: NASA/NOAA)

A 'Blue Marble 2012' é, segundo a Nasa, a 'mais incrível imagem em alta resolução da Terra' (Foto: NASA/NOAA/GSFC/Suomi NPP/VIIRS/Norman Kuring)Fotografia de 25 de janeiro mostra as Américas (Foto: NASA/NOAA/GSFC/Suomi NPP/VIIRS/Norman Kuring)

PROCESSO SELETIVO IVA 2012.1

             MAIORES INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES:


                      fone: (88)3611- 7509 e (88)36117502


                      Rua: randal pompel 129,centro sobral-ce
                          

Sobral quer produzir para o Complexo do Pecém

ZONA NORTE

Sobral quer produzir para o Complexo do Pecém

04.02.2012
Clique para Ampliar
FOTO: KID JÚNIOR
Setor industrial da Princesa do Norte já é referência entre Municípios da região
Plano de Desenvolvimento Industrial de Sobral foi lançado e deve ficar pronto em abril
Sobral O desenvolvimento industrial de Sobral passa pelo Pecém. Este é o pensamento do prefeito Clodoveu Arruda, ao lançar o Plano de Desenvolvimento Industrial do Município, com base no avanço da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). É a Companhia que está dando assessoria técnica ao Plano do Município. "Sobral não pode ficar sentada vendo a banda passar com a implantação da Siderúrgica do Pecém", provocou o prefeito, para uma plateia de cerca de 100 empresários reunidos recentemente, no Centro de Convenções de Sobral.

O Plano de Desenvolvimento Industrial de Sobral tem pressa e deve ficar pronto em meados de abril próximo. Para tanto, estão sendo feitas pesquisas pelo consultor da CSP, Durval Vieira de Freitas. E coube ao prefeito fazer o primeiro agradecimento para que o Plano comece a funcionar: "Quero agradecer à Companhia Siderúrgica do Pecém que está viabilizando a elaboração desse Plano em Sobral com repercussão na região, através do Durval Vieira, um consultor com trabalho nacional, internacional e com livro publicado. É um privilégio para nós tê-lo neste processo", destacou Clodoveu Arruda.

Segundo o prefeito, o Plano é fruto de uma articulação dos empresários, que entendem o impacto positivo da medida para a Zona Norte. A prioridade, conforme Clodoveu, é a ampliação da base econômica da região, com o objetivo de aumentar a geração de emprego e renda da população. Para ele, a questão industrial é fundamental para que isso aconteça. "Estamos fazendo o Plano com o esforço da comunidade da Zona Norte em articulação com os empresários locais e de outros Estados, com apoio do governador Cid Gomes", revelou. Uma das primeiras ações do Plano é implantar um polo metal mecânico em Sobral. "Temos que ter uma visão de futuro. Daí o interesse no Plano. Está previsto, em seu cronograma, que até meados de abril próximo todo material de potencialidades estará pronto. Isto será fundamental. É uma espécie de guia para as nossas ações na área da economia, no desenvolvimento industrial", prevê.

Expectativas
O empresário Oscar Rodrigues Júnior aposta no sucesso do Plano de Desenvolvimento Industrial se houver financiamento. "Sem financiamento não tem como desenvolvermos industrialmente a Zona Norte. Eu mesmo tenho 12 empreendimentos que estou encontrando dificuldades de financiamento", relata.

A superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sobral, Daniela Costa, acredita que o Plano Industrial favorecerá também o comércio. "Somos polo e nossas lojas já atendem a Zona Norte e podem muito bem atender essa expansão para a Siderúrgica do Pecém, onde há geração de muitos negócios", afirma.

Para o prefeito, o Plano representa, além de uma atualização das possibilidades econômicas, uma definição dos parâmetros para o desenvolvimento da Zona Norte. "Estamos pensando estrategicamente as grandes ações. Uma é uma articulação com as nossas competências, nossos talentos, mas também dialogando com os grandes investimentos estaduais e nacionais que estão se desenvolvendo no Estado", disse o prefeito.

Ai entra o interesse pela Companhia Siderúrgica do Pecém. Segundo ele, a Companhia vai gerar demandas, necessidades de toda ordem, de diversas áreas que não podem ser desperdiçadas. "Sobral deve ser fornecedora para Siderúrgica do Pecém, como também deve se beneficiar da implantação dela". E ele vai mais além. "Devemos ser inteligentes para saber aproveitar além da Siderúrgica, a Refinaria e a Ferrovia Transnordestina para saber aproveitar esta oportunidade para geração de emprego e renda para população".

O prefeito lembra que as condições geográficas de localização são favoráveis para a Zona Norte. "Estamos a apenas 220 quilômetros por rodovia e 150 quilômetros por ferrovia do Pecém. Então é tudo perto para traçarmos este desenvolvimento, onde primeiro estamos trabalhando para consolidar o projeto através do esforço conjunto, viabilizando a atração de novos investimentos".

Sustentabilidade
O consultor Durval Vieira de Freitas sintetiza o Plano de Desenvolvimento Industrial de Sobral como um levantamento de dados para o estabelecimento de diretrizes para orientar a forma de atuar da Prefeitura e entidades em benefício do desenvolvimento sustentável do Município.

O Plano, segundo ele, vai utilizar dados de órgãos como o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Conforme Durval, as informações serão comparadas com outras regiões do Estado e do Brasil, identificando as carências e perspectivas mercadológicas.

O Plano visa ainda avaliar as necessidades de obras de infraestrutura para permitir a implantação de novos empreendimentos. As propostas serão objeto de análise contemplando o ambiente externo (oportunidades e ameaças) e interno (forças e fraquezas), apresentando os gargalos, estratégias e diretrizes.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Sobral

Rua Viriato de Medeiros

1250 - Centro

Zona Norte

Telefone: (88) 3677.1199

LAURIBERTO BRAGAREPÓRTER