Assim como nas grandes cidades, Sobral também conta com um mercado pet bastante aquecido
Sobral. O mercado Pet nesta cidade da Zona Norte está aquecido. O movimento nas lojas, que comercializam produtos e atendimento para animais de estimação, cresceu pelo menos 20% em 2011, em relação ao ano anterior. Os sobralenses seguem uma tendência mundial, pela qual as famílias, além dos filhos, também querem ter animais mascotes, ou são casais sem filhos ou, ainda, solteiros que moram sozinhos e escolhem ter um bichinho em casa.
As rações são os produtos mais procurados, representando cerca de 70% do faturamento das lojas pets no Município. Na Central das Rações, que funciona no Centro da cidade, as rações têm saída diárias em grandes volumes para criadores individuais e coletivos. A Central fornece rações para toda Zona Norte do Estado.
Entretanto, são os acessórios e os serviços prestados para os mascotes que são a vedete no momento. Os criadores querem dar todo o bem-estar para os animais. Esta é a constatação do proprietário do complexo para animais Bichinho de Estimação, Ildefonso Lopes Cavalcante.
Cavalcante possui uma teoria para explicar o crescimento do mercado pet no Município. "Hoje, o mercado pet está tendo um grande crescimento devido a muitos filhos estarem morando fora e os pais ficarem só em casa. Essa é a tendência da vida atual. As pessoas estão se isolando e por isso têm a necessidade de uma companhia", afirma, destacando que esse fenômeno mundial é verificado com muita evidência em Sobral.
O proprietário da Bichinho de Estimação ressalta que, no Nordeste, este segmento tem tido uma evolução considerável nos últimos 20 anos. De acordo com Cavalcante, hoje, as indústrias estão procurando variar e inovar em produtos com o objetivo de facilitar a vida do proprietário do mascote para dar um conforto tanto para o animal, como para a praticidade do dia a dia no ambiente doméstico.
O empresário particulariza Sobral. Para ele, a cidade hoje está em pleno desenvolvimento, por conta da chegada de empresas. Ele cita a inauguração do Hospital Regional Norte, prevista para este ano. Lembra ainda que Sobral é considerada uma cidade universitária.
Gatos
A criação de gatos também segue tendência mundial. Em Sobral, eles também estão cada vez mais presentes nas casas. Antes, existia o preconceito de que este animal não dava atenção às pessoas, e acabava sendo desprezado. Contudo, segundo Cavalcante, os serviços para gatos vêm crescendo e sua valorização é bastante considerável. Ainda assim, os serviços para cães lideram a demanda dos criadores.
A Bichinho de Estimação está há dez anos no mercado e constata os perfis de consumidores. A linha de rações de cães é bem mais variada do que a de gato. Então, o cão hoje é bem valorizado. Porém, o segmento para gatos tem crescido bastante. "O pessoal tem valorizado mais o gato, procurando inclusive gatos de raça", frisa.
Algumas raças de gatos não existem no Ceará - ou mesmo no Brasil -, mas, segundo Cavalcante, que se forma em médico veterinário neste ano, as pessoas procuram novas raças porque têm interesse no animal diferente.
Como principal loja pet de Sobral, a Bichinho de Estimação registra crescimento ano a ano. A empresa conta com três estruturas, para os diferentes ciclos de animais - filhotes, adultos e idosos. Há uma clínica veterinária com anestesiologistas, cinco veterinários, centro cirúrgico, ultrassom, microchipagem de animais, raio X e laboratório próprio. Conforme o dono do complexo, o animal pode nascer na clínica, onde será oferecido suporte de banho, tosa e ofurô. Há no local dois andares com cerca de 30 itens de serviço.
No pet shop propriamente dito, a empresa tem acessórios e rações. São cerca de oito mil itens à disposição. Há ainda a terceira estrutura. Trata-se de um canil, que serve para hospedagem e acasalamento.
"Nossa estrutura é do nascer ao morrer do animal, porque nós temos também o cemitério ´cão paz´. A gente tem toda estrutura do animal do início da vida até o final dela. Temos profissionais competentes e todo suporte de mercadorias, de acessórios e de ração para o mascote", garante Ildefonso Cavalcante.
No mercado há uma década, a empresa se prepara para dar novos passos. "Estamos pensando em trazer algo a mais para o cliente. Apesar de nossos serviços hoje não deixarem a desejar a nenhuma outra empresa no Nordeste. Este ano estamos comprando uma incubadora para a clínica. Na parte de eletrocardiograma, a gente quer, até o final do ano, adquirir equipamentos. Em mais dois anos, a gente vai estar completíssimo", assegura.
Custo
Para Ildefonso, o custo de manter bem um animal é variável. E possível manter criação para pessoas de baixa ou alta renda. "A pessoa cria conforme a sua condição. Mas, hoje, para você manter um mascote dentro dos padrões, sai realmente um valor considerável", admite.
O empresário destaca ainda que, embora alguns produtos não sejam acessíveis para pessoas de baixa renda, elas podem cuidar bem de seus animais. Já os perfis de classe média ou média alta, salienta, podem adquirir mais produtos e oferecer aos cães uma ração superpremium, a qual garante ao animal um aspecto físico mais bonito, com pelos mais macios.
"Então, se for criar realmente dentro da exigência do bem-estar animal, não sai barato. Se for realmente oferecer ao mascote o que existe de bom no mercado, tem que ter um capitalzinho no bolso", afirma.
Mais informações:
Pet Shop Bichinho de Estimação
R. Cel. Frederico Gomes, 43,
(88) 3611.1167; Central das Rações, R. Cel. Diogo Gomes, 1238 Centro, (88) 3611.2245, Sobral
20% é o percentual de crescimento do setor pet em Sobral em 2011, no comparativo com o ano anterior. Novos serviços e produtos garantem as vendas
Fonte. Diario do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário